spot_img
More

    Tudo Sobre os Tipos de Aveia: Guia Definitivo

    A aveia é o alimento básico do mundo dos grãos, sendo extremamente versátil no preparo de diversas receitas e produtos como granolas e muesli, ela nos acompanha em diversas etapas de nossas vidas, uma hora sendo transformada numa deliciosa barrinha proteica, noutra como um aconchegante mingau.

    E assim, de forma onipresente, a aveia pode assumir diferentes “personalidades” dependendo de como é processada. Agora vamos explorar os mais diversos formatos de aveia e como podemos utilizá-las em nossas receitas.

    Os Tipos de Aveia

    aveia em grãos flocos farelo
    Da esquerda para direita: aveia em grãos, aveia em flocos e farelo de aveia.

    O que chamamos de aveia é na verdade a semente comestível da planta Avena sativa. Ele é composto por várias camadas: a casca externa (ou película), que geralmente é removida antes do consumo, e o grão propriamente dito, que é composto por três partes principais: o farelo (a camada externa rica em fibras), o endosperma (a parte do meio que contém amido e proteínas) e o germe (a parte interna, rica em nutrientes como vitaminas e minerais). Quando o grão é mantido inteiro, ele preserva todas essas partes, tornando-o um alimento nutritivo, rico em fibras, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio e antioxidantes.

    grãos de aveia cortados
    Grãos de aveia cortados.

    E cada processamento resulta num tipo de aveia, com qualidades que as tornam boas para determinados tipos de receitas e produtos.

    Grãos inteiros de aveia: é o grão completo da aveia, com exceção da casca externa que é removida. Esses grãos mantêm todas as partes essenciais, como o farelo, o endosperma e o germe, o que os torna muito nutritivos. Devido à sua estrutura intacta, eles precisam de mais tempo para cozinhar em comparação com outros tipos de aveia mais processados, como flocos ou aveia cortada.

    Aveia em grãos cortados: São cortados em pedaços com um moinho de aço, de modo que têm muita textura e consistência quando cozidos. Embora existam variedades de cozimento rápido, a aveia cortada em aço tradicional leva até 30 minutos no fogão.

    Aveia em flocos grossos: A aveia que foi cozida no vapor e achatada com um rolo, resultando em flocos grossos. É a mais utilizada para suas em panificação ou consumo direto.

    Aveia em flocos: Achada mais fina, requer menos da metade do tempo de cozimento da aveia em flocos.

    Aveia em flocos finos: Os flocos mais finos e pequenos. Fiel ao nome, precisam apenas de água fervente e estão prontos.

    Aveia escocesa: Esses são grãos inteiros moídos em moinhos de pedra. Eles têm uma textura grossa, arenosa, semelhante à farinha de milho, e cozinham em uma papa fina e cremosa.

    Farelo de aveia: Esta é a camada rica em fibras do grão de aveia. Na panificação, o farelo de aveia adiciona corpo a receita.

    Farinha de aveia: A aveia passa por mais um passo de processamento, sendo moída até se transformar em farinha. Você pode fazer isso em casa usando aveia em flocos e um processador de alimentos.

    tigela com farinha de aveia.
    Farinha de aveia.

    Como Utilizar a Aveia em Flocos Grossos e a Aveia em Flocos nas Receitas

    Aveia em flocos grossos e a em flocos podem ser usadas de maneira prática nas suas receitas favoritas. Não tem aveia em flocos? Sem problemas! Basta processar a aveia em flocos grossos até obter uma textura mais fina, e pronto! A diferença na textura final será mínima, mas o sabor continua incrível.

    E se busca se você está em busca de um substituto à farinha de trigo, que tal fazer sua própria farinha de aveia? Simplesmente moa os flocos de aveia no liquidificador e substitua a farinha de trigo em diversas receitas, garantindo uma alternativa nutritiva e deliciosa. Com aveia, suas criações ganham um toque especial.

    Mingau feito com aveia escocesa.
    Mingau feito com aveia escocesa.

    Dicas de Armazenamento da Aveia

    Guarde todas as suas aveias em recipientes herméticos em uma despensa seca e fresca para que não fiquem rançosas.

    Mas se você não estiver consumindo a aveia com muita frequência, o melhor é armazená-las na geladeira ou no freezer. Recipientes ou sacos de congelamento com fecho hermético são suficientes. Na geladeira ou no congelador, elas duram por muito tempo.

    Conclusão

    Se você é fã de aveia e sempre está utilizando em suas receitas e refeições, aqui na Barano nós temos a Aveia em Flocos que é ótima para os mais diversos usos, desde bolos e frutas até vitaminas e iogurtes. Veja na nossa lista o mercado mais próximo de sua residência e não deixe de adquirir nossa Aveia em Flocos!

    Pudim de Chocolate e Aveia

    Esta receita saudável de pudim de chocolate com aveia é uma sobremesa deliciosa e prática, feita no liquidificador. Ingredientes 3/4 xícara de aveia em flocos barano 1/3...

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Veja Nossos Artigos